*/ALTERAÇÃO PESQUISA/* O Tejo - Centro de Dia e ATL de Valada: Abril 2008

terça-feira, 29 de abril de 2008

Festa do Vinho 2008

A nossa Instituição, acedendo a um convite endereçado pela Junta de Freguesia de Valada, encontra-se presente na 20ª edição da Festa do Vinho em representação da nossa terra.

Esta participação assume particular importância em várias vertentes. Pela parte financeira, uma vez que nos permite, mercê do esforço conjugado de directores, funcionários e população da freguesia que muito nos tem ajudado nestes dias de festa, angariar os fundos tão necessários para manter e melhorar a qualidade dos nossos serviços. Mas essencialmente pela vertente da divulgação.

Numa Instituição que abriu as portas há tão pouco tempo, a boa divulgação dos serviços que disponibilizamos à população, torna-se indispensável. Nesta nossa presença da Festa do Vinho esse objectivo foi amplamente conseguido não só pelos milhares de visitantes que passaram pela nossa tasquinha, assim como muitos deles usufruiram da gastronomia que colocavamos à sua disposição, mas particularmente pela cobertura televisiva que foi dada à nossa associação e que permitiu que fossemos vistos em todo o país.
video

domingo, 20 de abril de 2008

Utentes visitam Quinta das Pratas e Museu do Vinho


Na tarde do passado dia 16, os nossos utentes de Centro de Dia deslocaram-se ao Cartaxo, tendo aproveitado um início de tarde, ainda solarengo, para visitarem a Quinta das Pratas.
Para além de usufruirem de alguns dos variados espaços de lazer existentes nesta infra-estrutura, tais como zonas verdes e jardins, o que marcou visivelmente o passeio foi a visita ao Museu Rural e do Vinho.

Foi no Museu que os nossos idosos se deliciaram. Aqui reviveram algumas das tarefas que eles próprios desempenharam durante grande parte da sua vida. Os olhos brilharam de alegria, com algumas lágrimas à mistura, as mãos vibraram de entusiasmo e os corações aqueceram e bateram mais depressa com a emoção e a felicidade. Foi lindo!
Um passeio a recordar e uma inciativa que deve continuar promovendo outras visitas e outras actividades, proporcionando a quem tanto trabalhou durante anos e anos a possibilidade de conhecer ou até de revisitar alguns espaços de grande beleza.

sábado, 12 de abril de 2008

ATL a funcionar em Agosto

O serviço de ATL que prestamos às nossas crianças, e que tem sido elogiosamente referido pelos pais e encarregados de educação, vai estar disponível também durante o mês de Agosto.

Estamos disponíveis, dentro da capacidade do ATL, para receber meninos e meninas cujos pais não tenham possibilidade, por motivo de trabalho ou outro, de os poder acompanhar neste período do ano.

Estamos de portas abertas às crianças de todo o nosso concelho.

Para tal, deverão contactar "O Tejo" a fim de proceder à inscrição.

Apoio Domiciliário

Começámos no mês de Abril, a prestação de apoio domiciliário a utentes da nossa freguesia. Este serviço estava a ser prestado pelo núcleo da Cruz Vermelha do Cartaxo e a partir desta data passou o Centro de Dia de Valada a desempenhá-lo.

Havia 3 utentes inscritos nesta valência, mas contamos, a curto prazo e pela qualidade do serviço que prestamos, alargar a muitas outras pessoas que dele necessitem.
Neste serviço, que funciona durante os 7 dias da semana, asseguramos alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupas e limpeza de habitação, de acordo com as necessidades de cada utente.

Iniciámos este apoio contando com a colaboração de 2 funcionárias. Para o efeito, a Instituição adquiriu uma nova viatura.

ATL

Nesta valência proporcionam-se actividades lúdico-pedagógicas, apoio nas necessidades escolares, traçar objectivos nas áreas de desenvolvimento da criança, participação na vida em grupo, envolvimento de todas as crianças no Projecto Pedagógico.


São admitidas nesta Instituição as crianças com idade compreendida entre os 6 e os 10 anos desde que se verifique a sua frequência no 1.º Ciclo do Ensino Básico ou, excedendo o limite máximo de idade, ainda se encontre matriculado no 1.º Ciclo.

Centro de Dia

Com capacidade para 20 utentes na situação de reformados, possui sala de refeições, sala de estar e de jogos.
Completam ainda a valência, uma sala para tratamento de roupas, instalações sanitárias devidamente adaptadas aos utentes e uma sala para lavagem, tratamento e corte de cabelos.

Os utentes deste Centro de Dia podem optar entre as seguintes modalidades de serviços:
a) transporte, alimentação, actividades de convívio e apoio psicossocial;
b) as anteriores e higiene pessoal ou tratamento de roupa;
c) as anteriores mais higiene pessoal e tratamento de roupa;
d) uma das alíneas anteriores mais alimentação ao fim de semana.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

A Instituição


Fundada em 1998, esta instituição encontra-se a funcionar desde Agosto de 2007 e conta com as valências de:


  • Centro de Dia

  • ATL

  • Apoio Domiciliário

A Instituição possui salas separadas para cada uma das valências, para além de proporcionar amplo espaço aberto com zona ajardinada e com um grande pomar de citrinos, onde é possível cultivar hortícolas, permitindo a ocupação dos utentes em várias actividades.



Inclui também um gabinete médico e sala para recolha de análises clínicas.


As refeições são asseguradas por uma ampla e moderna cozinha, devidamente equipada.